Digite uma palavra-chave para buscar

Barter
Editoria

Você sabe mesmo como funciona o Modelo de Troca Barter?

Conheça mais sobre essa importante ferramenta financeira

Por Guilherme Narducci -

O Barter, ou Operação de Troca, remete ao mais primitivo dos comércios, o escambo e é um dos mecanismos de financiamento de safra bastante popular no Brasil. Trata-se da modalidade de compra onde o pagamento pelo insumo adquirido se dá através da entrega do produto colhido, ou seja, a troca física de um produto por outro. Seu surgimento se deu em meados de 1990 e passou a se consolidar a partir de 2003.

 

Como a operação vem sendo aprimorada para atender às expectativas das partes envolvidas, atualmente o modelo Barter representa cerca de 20% do faturamento das grandes empresas do Agronegócio.

 

O principal objetivo do Barter é fortalecer os métodos de negociação do produtor, e consequentemente seu poder de compra, além de possibilitar que ele mitigue linhas de crédito rural, em sua maioria burocratizadas.

 

Na prática, para que o Barter seja possível, são realizadas análises de crédito semelhantes ao modelo de venda a prazo em reais. Com isso o limite de crédito do cliente é determinado e disponibilizado. Em seguida levanta-se a necessidade do mesmo em defensivos, sementes e fertilizantes. Estes produtos são convertidos em commodities através do preço de mercado na data do fechamento do negócio.

 

Como as commodities agrícolas têm seus preços definidos pelo mercado internacional, o produtor agrícola enfrenta desde riscos inerentes a produção até os riscos variação de preço. Ambos causam insegurança e prejuízos à atividade da agricultura, e ainda podem provocar instabilidade em todos os demais agentes do setor.

 

Muitas vezes, sua exposição se dá por desconhecimento das metodologias existentes de proteção contra os riscos, dentre elas o Barter.

 

O Barter na Nutrien conta com sistemas de controle de riscos, sistemas operacionais e comerciais contínuos e a segurança nos negócios é prioridade absoluta. Com isso o nosso Barter é realizado de ponta a ponta, com solidez e pensando sempre nos nossos clientes, possibilitando segurança, logística e liquidez, assessoria e seguro agrícola.

 

SEGURANÇA PARA O AGRICULTOR

O modelo Barter oferece segurança ao agricultor no momento de planejar e prospectar os custos da produção de sua safra. Protege das variações dos preços das commodities e do dólar, uma vez que este risco é assumido pela empresa, da instabilidade econômica, das restrições de crédito nas instituições financeiras e da falta de previsibilidade para a próxima safra.

 

A operação permite ao agricultor fixar seus custos com insumos analisando as perspectivas do mercado para o preço futuro das sacas colhidas, ou seja, negócios travados em grãos, sem risco de oscilação de preços das commodities ou dos produtos.

 

EXPERIÊNCIA NO MODELO BARTER

Aqui no Grupo Nutrien, temos um processo decisório ágil e possuímos grande expertise no Barter, com uma base sólida de tradings e parceiros nos negócios, além de vários pontos estratégicos para escoamento da produção. Atuamos em todas as regiões do país, o mais próximo possível do cliente, com negócios de valor agregado e adaptados às necessidades de cada um dos agricultores.

 

A conexão dos três atores principais (Produtor, Revenda e Trading) gera robustez, uma vez que a junção de volumes de diversos clientes possibilita o escoamento de um montante maior que aquele que seria oferecido apenas por um isoladamente, assim a possibilidade de agregar valor e abrir novos pontos de entrega são maiores, viabilizando ao produtor melhores custos com logística.

 

ASSESSORIA

Nossa mesa de negócios conta com um time especializado em acompanhamento de mercado e precificação de commodities, a fim de manter nossos clientes e parceiros conectados ao mercado. Operamos com Derivativos, com estrutura focada em maximizar os ganhos e valorizar do grão no Barter.

 

SEGURO AGRÍCOLA

Esta ferramenta de proteção, tão importante para a atividade agrícola, pode ser agregada ao Barter. Assim, o cliente que já comprou defensivos, sementes e fertilizantes na modalidade tem a possibilidade de assegurar sua produção com pagamento desta despesa em grãos. Aqui na Nutrien, trabalhamos com as maiores seguradoras do mercado, e o financiamento deste custo pode ser incluído junto ao pacote de Barter.

 

Acima de tudo, o nosso modelo de negócios é baseado na parceria, em oferecer comodidade para que cada um de nossos clientes faça seus negócios de forma integrada e segura. Queremos trazer investimento, mas sem deixar de olhar para a necessidade de cada agricultor.


Guilherme Narducci

Gerente de Barter Latam da Nutrien