NUTRIEN: A MAIOR REDE VAREJISTA AGRÍCOLA DO MUNDO NO BRASIL

Em um mundo com mais de sete bilhões e meio de pessoas hoje, e quase 10 bilhões até 2050, é preciso cultivar mais alimentos, com mais eficiência, por isso, onde as safras estão crescendo, a Nutrien Soluções Agrícolas também está levando inovação, desempenho e um compromisso constante para ajudar os produtores rurais a obter o máximo de suas lavouras. A Nutrien está em uma das cadeias produtivas mais importantes, e isso também a torna responsável pelo entendimento sobre todas as etapas da produção para desenvolver ainda mais a agricultura.

 A Nutrien é a maior fornecedora mundial de insumos e serviços agrícolas e conta com uma extensa rede de mais de 15 mil funcionários e 2.000 pontos de venda, atuando no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Chile e Uruguai, desempenhando um papel relevante em ajudar os produtores a aumentar a produção de alimentos de maneira sustentável e segura.

A multinacional produz e distribui cerca de 25 milhões de toneladas de potássio, nitrogênio e fosfato em todo o mundo. Com esta capacidade, a rede líder de varejo agrícola, está bem posicionada para suprir as necessidades e demandas dos agricultores. A escala e variedade do portfólio integrado oferecem uma base de rendimentos estável e oportunidades de crescimento. A visão de longo prazo está comprometida em trabalhar com diferentes parceiros estratégicos as prioridades econômicas, ambientais e sociais.

NUTRIEN NO BRASIL

NUTRIEN CHEGA AO BRASIL PARA REVOLUCIONAR O VAREJO AGRÍCOLA NO PAÍS

Há dois anos, a Nutrien decidiu ampliar significativamente sua participação no mercado agrícola brasileiro. O motivo é fácil de entender: a empresa canadense é a maior fornecedora mundial de fertilizantes e soluções agrícolas e enxergou oportunidade no terreno fértil do agronegócio no país – que movimenta cerca de US$ 30 bilhões por ano no segmento de insumos.

A investida no Brasil teve início em 2018, o primeiro passo foi dado com a incorporação pela Nutrien da Utilfertil by Agrium, uma empresa sólida, com mais de 30 anos de mercado. Ainda em 2018, agregamos um novo parceiro nessa jornada: a Agrichem, que desde 2000 se estabeleceu no cenário brasileiro como sinônimo de qualidade e tecnologia no ramo de fertilizantes líquidos de alta concentração. Em março de 2020, foi a vez do Grupo Agrosema que atua nos principais polos agrícolas de São Paulo e Minas Gerais.

Em junho de 2020, mais uma aquisição de peso. A TEC AGRO, somando a expertise de 3 empresas: a TEC AGRO, Sementes Goiás e Armazéns TEC AGRO no estado de Goiás, dando início as operações próprias em sementes de soja e operações de Barter. Em outubro de 2020, a Nutrien comprou os registros de mais de 100 defensivos agrícolas da BRA Agroquímica que serão comercializados sob a marca Loveland.

CONSTRUINDO A MAIOR E MELHOR PLATAFORMA DE INSUMOS AGRÍCOLAS

Para 2021, os planos de crescimento da Nutrien estão mantidos, com mais aquisições no horizonte e a missão de entregar um novo conceito em soluções e relacionamentos com os clientes, mas tendo sempre como prioridade a segurança e saúde dos seus colaboradores, seja nas operações ou em home offi­ce.

Além das aquisições, há outros investimentos em andamento, como reposicionamento e rebranding das lojas nos vários estados brasileiros, dando vida à empresa Nutrien Soluções Agrícolas no país. Para cobrir todo o território nacional e suas futuras ampliações, também haverá ampliação do número de consultores que passarão de 300 para 1 mil nos próximos anos. Outra inovação que já está no radar é o desenvolvimento de um canal digital para agilizar e ampliar ainda mais o relacionamento com os clientes. “Temos muitas coisas acontecendo, mas agora a empresa volta a sua atenção para colocarmos a Nutrien literalmente em campo. Vamos apresentar esta nova plataforma aos agricultores de São Paulo, Minas Gerais e Goiás”, afirma Carlos Brito, Diretor de Varejo no Brasil.

Todo esse movimento não tem sido em vão. A empresa contabilizou excelentes resultados ao final de 2020, atingindo um faturamento de R$ 1,8 bilhão no Brasil e segue com o compromisso de proporcionar aos agricultores uma solução integrada para todas as suas necessidades, unindo a experiência global da Nutrien, as competências das empresas adquiridas, novas tecnologias e pessoas.

Nem mesmo o cenário desafiador de 2020, com a Covid-19, fez com que a Nutrien pisasse no freio. Como uma atividade essencial, a empresa desenvolveu protocolos para manter suas operações em pleno funcionamento, priorizando sempre a segurança dos seus profissionais nas diferentes atividades. Uma etapa importante nessa estratégia de crescimento é o trabalho dentro de casa.

 

“Para suportar todo esse avanço rumo à liderança do mercado, estamos consolidando uma cultura única, uma só voz em todas as empresas que adquirimos, mas sempre respeitando a diversidade e as regionalidades. O objetivo é promover o senso de empresa única e fortalecer as conexões e as oportunidades entre todos os negócios. Também estamos investindo em nossos profissionais, desenvolvendo talentos e buscando os melhores recursos.”

Clarissa Grunberg – Diretora de RH

 

“A Nutrien teve um ano intenso, além da pandemia, as aquisições, tivemos um crescimento orgânico significativo e continuamos trabalhando forte para criarmos juntos esta nova plataforma. Queremos que o agricultor lembre da Nutrien quando tiver um problema ou necessidade. Uma empresa de soluções. Esta é a nossa ambição.”

André Dias – Presidente da Nutrien na América Latina

VAREJO AGRÍCOLA DO FUTURO

A potência do mercado nacional, trouxe a Nutrien para oferecer a tecnologia e a sofisticação para um varejo agrícola diferenciado.

Não temos dúvida de que a agricultura é extremamente relevante e promissora para a economia brasileira. A cadeia de suprimentos é muito estruturada e com uma atuação estratégica, mas deixa um espaço ainda a ser mais explorado no país: a distribuição.

Atualmente, as operações de varejo Nutrien estão presentes em mais 24 municípios com diferentes marcas em transição (Utilfertil, TEC AGRO e Agrosema) e cerca de 300 representantes de vendas, atendendo o agricultor em suas diversas necessidades oferecendo uma linha completa e multimarcas de produtos (fertilizantes, defensivos, sementes e nutricionais) bem como de serviços. Além disso, possui um time qualificado e experiente de consultores para auxiliar o agricultor na superação dos seus desafios no campo.

O objetivo da Nutrien, no Brasil, é atingir R$10 bilhões em vendas até 2024, por meio de aquisições e metas cuidadosamente selecionadas que alavancarão a presença nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás e permitirão ampliar a atuação para outros estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins.

Para desenvolver este varejo agrícola do futuro, a equipe de liderança global da Nutrien acredita que garantir 30% do mercado no curto prazo é uma meta viável para sustentar a estratégia de crescimento e atuação no país. Os investimentos incluem o desenvolvimento em soluções digitais inovadoras para o agronegócio, oferecendo tecnologia e serviços.

fatura

MARCAS PRÓPRIAS

AGRICHEM

Empresa líder no mercado em nutrição de plantas, que cultiva a inovação no manejo agrícola a partir de completas linhas de produtos que apresentam altas tecnologias de formulação, segurança máxima na aplicação e rendimento superior.

SEMENTES GOIÁS

Empresa líder no mercado em nutrição de plantas, que cultiva a inovação no manejo agrícola a partir de completas linhas de produtos que apresentam altas tecnologias de formulação, segurança máxima na aplicação e rendimento superior.

LOVELAND

A Loveland Products é a nossa marca própria de produtos de alto desempenho que formam uma gama completa de soluções para ajudar o agricultor a planejar a safra, produzir mais e gerar grandes resultados. Dedicamos esforços contínuos para trazer novos e exclusivos produtos químicos ao mercado brasileiro, com o objetivo de fornecer soluções inovadoras para o setor agrícola. São mais de 50 anos desenvolvendo tecnologia. Temos portfólio nos segmentos Nutricionais, Adjuvantes e Fertilizantes Especiais.

Compartilhe nas redes sociais!