Nesse mês de agosto, estamos realizando uma programação especial sobre saúde e segurança com todos os colaboradores da Nutrien no Brasil, com palestras, paradas das operações, ações lúdicas e mensagens das famílias. Tudo baseado nos pilares que norteiam a nossa Cultura do Cuidar: Liderar, Colaborar, Desafiar e Confiar.

“O Mês da Segurança tem o objetivo de trazer o tema de maneira estruturada, para propiciar reflexões sobre aquilo que realmente é importante: que todos cheguem seguros em casa no final do dia”, disse Fabiane Romeiro, gerente de SH&E Latam. “A segurança, acima de tudo, é cuidar de si e cuidar do próximo. Nada entra na frente da segurança.”

Como uma parte importante da programação, foi lançado o Programa Sinal de Alerta, que cria mecanismos para o reporte de situações inseguras ou de quase acidentes que podem resultar em futuros acidentes. Para isso, formulários e urnas foram disponibilizados em todas as unidades. Essa passa a ser uma responsabilidade de todos no dia a dia das operações, reforçando a importância de todos sermos líderes e assumirmos a responsabilidade diante de uma situação insegura.

Tanto nos escritórios como nas nossas lojas e operações, o apoio das lideranças vêm sendo um importante aliado para reforço do tema em cada uma das regiões em que atuamos:

“Esperamos que vocês parem as operações quando se sentirem inseguros e que parem as operações de um colega quando virem que ele está fazendo algo que pode representar um risco. Esperamos também que apontem oportunidades e melhorias nas operações para que elas fiquem cada vez mais seguras”, disse André Dias, presidente da Nutrien na América Latina. “Queremos criar na Nutrien uma cultura de acidente zero. E confio que todos nós iremos nos ajudar nessa jornada.”

O compartilhamento de boas práticas também tem sido uma ferramenta importante para padronização dos processos e replicação de ações positivas: “Fomos desafiados a mudar a nossa visão em relação à segurança. Fazemos reuniões mensais com o nosso time e desafiamos uns aos outros a manter o nosso radar de alerta ligado. Estamos há 1.128 dias sem acidentes com afastamento aqui na unidade de Ribeirão Preto”, relatou a coordenadora industrial Andrezza Chagas.

A segurança é um valor inegociável para a Nutrien e é imprescindível que todas nossas equipes estejam atentas, cuidando de si, de nossos parceiros de trabalho e da comunidade em que atuamos.

Compartilhe nas redes sociais!