Pluralidade de pensamentos e soluções. Entenda porquê a Nutrien investe cada vez mais em diversidade e inclusão.

Um dos valores globais da Nutrien é a diversidade e o crescimento inclusivo. Ser uma empresa com equipes diversas é uma premissa para a formação dos times. Hoje, quando falamos em ter diferentes perfis de colaboradores, queremos dizer pessoas diferentes, com vivências e históricos diferentes, que trazem perspectivas para diversas situações, e o resultado dessa mistura traz benefícios para a empresa e colaboradores.         

Para a construção desse ambiente inclusivo, a Nutrien acredita que os líderes precisam ser agentes ativos na busca por diversidade dentro das equipes, com um olhar amplo para construir um senso de pertencimento de comunidade, indo além dos escritórios. “Nós, mulheres, devemos nos unir em prol de uma relação mais justa no mercado, seja ele agro ou não. Nós temos força e capacidade e isso deve vir à luz dessa sociedade por vezes ainda tão machista”, diz Daniela Ferreira, Agrônoma de Desenvolvimento de Mercado Agrichem no Mato Grosso.   

Clarissa Grunberg, diretora de Recursos Humanos, acredita que o tema de diversidade e inclusão é hoje essencial para qualquer empresa que queira construir um ambiente colaborativo, frutífero em ideias e inovador. Cita ainda que as empresas mais renomadas no tema são as que trabalham a inclusão, do topo da liderança até as bases, já que por muitos anos os vieses inconscientes nos fazem ter atitudes, falas não inclusivas, o que não sustenta uma agenda séria de diversidade. “Essas empresas fazem o que falam porque seus líderes modelam este comportamento” completa. Olhando para sua trajetória pessoal e posição executiva de destaque, a líder de RH da Nutrien, conta que sempre deu importância, assim como na vida familiar, à sua carreira. Buscou estudar, se aprimorar, buscou ser vista como igual diante dos demais talentos das organizações por onde passou, “e conquistar meu espaço por merecimento, por entregar resultados acima do esperado, como se espera de todos, e usando minha feminilidade para dar um toque especial de coração, paixão e tudo de bom que vem com ser mulher” finaliza.              

Em 2020, as equipes da Nutrien contaram com 29% de mulheres, sendo 27% em posições de liderança. Apenas no escritório corporativo, já eram 45% de mulheres, sendo 40% em posições de liderança. Ao trabalhar a diversidade na empresa, o propósito não é apenas ter números, mas sim, um espírito genuíno de inclusão em que todas as pessoas se sintam parte e integradas.    

Na Agrichem, empresa Nutrien, do total de mulheres que compõe o time de campo, 75% foram contratadas em 2020. César Barros, diretor de categorias, atribui o número significativo ao trabalho do time de RH junto aos líderes que são majoritariamente homens, tornando o processo amplo e transparente onde fomos muito felizes em encontrar mulheres extremamente capacitadas para as posições que tínhamos. “Temos um longo caminho na construção de uma organização que celebre a diversidade e o mais importante que seja inclusiva com o diverso. Definimos na Agrichem focar no pilar mulheres por ser grande o desequilíbrio dentro da organização. O primeiro passo que tomamos foi aproveitar toda vaga em aberto para selecionar os melhores candidatos dentro de um pool que sempre constavam mulheres. Fico feliz inclusive por preencher a primeira vaga de gerente regional mulher no nosso time e também por promover uma mulher à liderança de produção que passam a ampliar o percentual de mulheres em cargos de gestão. Esse processo é uma jornada e estamos apenas dando os primeiros passos na direção correta”.         

Para reter e desenvolver as mulheres Cesar acredita que temos grandes oportunidades e que nossa atenção ao tema vai trazer um ambiente cada vez mais propício à atração de talentos diversos. “Começamos por ouvir as demandas que foram debatidas no ‘Congresso Nacional das Mulheres do Agro’, onde tivemos uma presença efetiva da Nutrien. Enxergo um montão de oportunidades aqui com o trabalho da liderança no tema diversidade e inclusão, e já estamos discutindo internamente para serem implementados”.           

O próximo passo está sendo conduzir conversas internas para ampliar a diversidade dentro da empresa.  Globalmente, diversidade e inclusão já fazem parte do DNA da Nutrien e o momento de expansão em território nacional é um cenário extremamente favorável para a composição de um time diverso e para a construção de uma cultura realmente inclusiva no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais!