O fenômeno La Niña continua?
De acordo com o boletim climático da Nutrien, em parceria com a Climatempo, a previsão aponta que o fenômeno La Niña continuará presente até o próximo verão. Portanto, por mais uma safra, haverá a influência desta anomlia climática. Mas entre meados do verão e início de outono ocorrerá a neutralidade climática.
Climatempo: previsões de chuva
Até o dia 13 de setembro há previsão de chuva apenas para os extremos Norte e Sul do país. A chuva atinge a região Sul devido à frente fria e áreas de instabilidades, e os volumes previstos deverão oscilar entre 15 e 30 mm para a região.
Entre os dias 14 e 18 de setembro, devido a de um sistema frontal formado no Sul do Brasil, haverá a formação de um corredor de umidade entre a região Sul e Norte do país, acarretando em aumento de nebulosidade na região Centro-Oeste, mas com previsão de volume de chuva inexpressivo, entre 05 e 15 mm.
Para a semana do dia 19, há um aumento de previsão de chuva acumulada no Centro-Oeste do Brasil, mas que ocorrerá de forma localizada. Além disso, devido a influência do fenômeno La Niña, o acumulado de chuva ficará abaixo da média para a região, principalmente para o sudoeste de GO e sudeste do MT.
Para saber a previsão completa para os próximos 30 dias, acompanhe o vídeo acima.