O boletim climático da Nutrien, em parceria com a Climatempo, mostra a formação de um sistema frontal composto por uma frente fria e um ciclone extratropical que causou chuvas intensas e ventos fortes principalmente no leste da região Sul.
Aumento da precipitação: consequência para os cultivos
Diante disso, houve aumento da umidade do solo em áreas produtoras de trigo entre o norte do PR e MS, favorecendo o enchimento de grãos da cultura. Em contrapartida, o excesso de chuvas pode prejudicar a cultura do algodão no MT, deteriorando sua fibra.
Em algumas regiões, o acumulado de chuva em agosto poderá adiantar brevemente a florada na cultura do café. Espera-se, portanto, que não haja estiagem futuramente, de forma a não ocasionar aborto de flores na cultura.
Climatempo: previsões de chuva
Até o dia 16 de agosto há previsão de chuva apenas para o litoral do nordeste e os extremos Sul e Norte do país. Os volumes previstos deverão oscilar entre 05 e 15 mm na maioria das regiões.
Para a segunda quinzena do mês de agosto há avanço de uma frente fria que alcança parte do Sudeste e Centro-Oeste do país, mas com previsão de volume de chuva inexpressivo. Entre os dias 17 e 21 de agosto, por exemplo, há previsão de um acumulado de 15 mm para as regiões mais ao Sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Entre os dias 22 e 26 de agosto há previsão de chuva também para faixa leste da região Sudeste, mas não de forma expressiva.
Em São Paulo há previsão de um acumulado de 52mm e 67 mm para os próximos 30 dias nas regiões de Itapetininga-SP e Mogi Guaçu-SP, com volumes mais expressivos no começo do mês de setembro. Na região de São Gotardo-MG e Bom Despacho-MG há previsão de apenas 4mm e 5mm, respectivamente. E para a região de Rio Brilhante-MS há dois episódios de chuva distribuídos nos próximos 30 dias, a previsão aponta um acumulado de 16mm.
Anomalia climática: previsão de La Niña
De acordo com o último relatório do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration – Administração Ocêanica e Atmosférica Nacional), há grande probabilidade de ocorrer mais uma safra com influência do fenômeno La Niña, configurando em previsão de chuva acima da média na região Nordeste e chuva abaixo da média na região Sul e também no estado do Mato Grosso do Sul.
Para saber a previsão completa para os próximos 30 dias, acompanhe o vídeo acima.