O que é Barter?

Barter é o pagamento da compra de insumos, como fertilizantes, sementes,

defensivos, entre outros, por meio de grãos. O termo, muito utilizado hoje no meio agrícola, vem do inglês e significa “troca”. É uma operação que não envolve dinheiro diretamente, apenas o produto. O foco principal é garantir que o produtor não corra riscos com a variação de preço da commodity, fazendo com que a relação de troca seja preservada, assegurando a margem de lucro.

Essa modalidade de negócios é importante para gerenciar riscos para toda a cadeia (produtor, distribuidor e fornecedor), permitindo que todos trabalhem em um ambiente mais seguro. Com o barter, o produtor reduz a necessidade de financiamento no setor bancário, por exemplo, pois recebe seus insumos via operações de “troca”.

A Nutrien oferece uma completa estrutura para auxiliar o produtor a travar seu preço. Da porteira para dentro, os produtores estão na frente, mas com o barter podem maximizar seu resultado da porteira para fora.

 

Benefícios

LIQUIDEZ

O financiamento ocorre desde a compra dos insumos até a entrega dos grãos.


SEGURANÇA

Proteção contra as oscilações de preço das commodities, preço de mercado futuro, oferta, demanda, logística e armazenagem.


CÂMBIO/CBOT

Independentemente da oscilação do câmbio/CBOT ou do preço da commodity negociada durante todo o prazo entre o plantio e a safra, o agricultor terá uma quantidade de entrega fixa de hedge.

Para saber mais, procure um de nossos representantes mais próximo. Clique aqui!